terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CTB-RS reúne representantes de sindicatos para organizar a mobilização na luta pela inclusão no Piso Mínimo Regional

                                                Na CTB-RS, sindicatos se mobilizam para aprovar Piso Regional
Na segunda-feira, 30/1, dia posterior ao encerramento do Fórum Social Temático, em que um dos temas debatidos foi o Trabalho Decente, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) reuniu, em sua sede, lideranças sindicais que representam os empregados no ramo cinematográfico, do comércio hoteleiro, de restaurantes, bares, refeições coletivas, condomínios e agências de turismo do Estado. Em pauta, a inclusão dessas categorias nas faixas do Piso Mínimo Regional.
Estiveram presentes representantes das seguintes entidades: Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Sul (FECHSRS),  Sindicato dos Empregados em Empresas Exibidoras, Distribuidoras e Produtoras de Filmes e Vídeos Cinematográficos do Estado do Rio Grande do Sul (SEECERGS); Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares, Refeições Coletivas, Agências de Turismo, Condomínio, Turismo e Hospitalidade (SECOHTUR) de Gramado e Santa Maria; Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul (SINTRAHTUR); Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Canela (SEHSC) e Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Porto Alegre (SEHSPA).
Segundo o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, “essa reunião é um marco importante porque ela determina a nossa retomada pela valorização do Piso Mínimo Regional”.
“Promovemos a reunião com esses setores para que eles se integrem à campanha que a CTB-RS está fazendo. Ficou acertado que nós faremos uma mobilização conjunta de todas as federações, juntamente com as demais centrais sindicais, quando a CTB promoverá uma grande mobilização em defesa da votação imediata desse projeto na Assembleia Legislativa. E vamos queremos garantir, junto ao governo do Estado, que esses trabalhadores também sejam incluídos dentro do Piso Regional”, explicou Guiomar Vidor.
Segundo o presidente da CTB, “há uma pressão muito grande por parte do empresariado, que já teve uma audiência com o governador, e dos representantes dos sindicatos patronais de hotéis e cinemas, a fim de que esses trabalhadores não sejam incluídos no Piso Regional”.
“Nós já solicitamos uma audiência com o governador e na próxima semana vamos nos reunir com o novo presidente da Assembleia, deputado Alexandre Postal, a fim de que esse projeto seja votado imediatamente e garantir a sua sanção, por parte do governo do Estado”, informou Guiomar Vidor.
“Vamos estabelecer também, na próxima reunião, dia 7/2, uma série de mobilizações que serão desencadeadas no Estado. Assim, a CTB-RS vai dar continuidade à luta pela valorização do Piso Regional e também pela implantação de uma política permanente como existe hoje para o Salário Mínino nacional”.
O presidente da Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Sul (FECHS-RS), Agapito Lopes Pereira, elogiou a iniciativa da CTB-RS. “É fundamental para toda a categoria essa reunião a fim de discutir um assunto tão importante como o salário mínimo regional porque mantém a categoria unida. Nós precisamos e vamos levar ao governo do Estado as nossas pretensões. Ficou bem claro aqui na CTB a necessidade da inclusão da nossa categoria na Faixa 1”, afirmou Agapito.
“A CTB-RS já deu o primeiro passo e nós vamos trabalhar em cima disso. Vou mobilizar a minha categoria para que esteja presente na próxima reunião e trazer o maior número possível de sindicalizados porque temos que ter a presença máxima de integrantes, pois todos serão beneficiados com a inclusão na Lei”, concluiu o presidente da FECHS-RS.
A dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares, Refeições Coletivas, Agências de Turismo, Condomínio, Turismo e Hospitalidade de Santa Maria (SECOHTUR), Rejane Carara Cabral, tem opinião semelhante.
“Na reunião com o presidente da CTB-RS, decidimos que é importante mobilizar nossa categoria para pressionar os deputados a aprovarem o projeto com urgência, a fim de que o governador possa sancionar o mais rápido possível essa Lei que beneficia os trabalhadores do Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário