terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Após entrega do projeto do Piso Mínimo Regional, CTB-RS seguirá mobilizada em defesa da recuperação das perdas

Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, entrega o projeto do Piso Mínimo ao presidente da AL, Adão Villaverde

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CBT-RS), Guiomar Vidor, esteve presente no ato em que o Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, fez a entrega ao presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, da proposta das quatro novas faixas do Piso Mínimo Regional, na tarde desta terça-feira (20/12).

Pela proposta do governo do Estado, o Piso Regional passará a ter um aumento de 14,75% a partir de março de 2012. Embora um pouco superior ao valor fixado para o salário mínimo nacional (14,25%) ele ainda não satisfez plenamente à reivindicação da CTB-RS, que liderou a campanha pela recuperação do Piso Mínimo, que era de 1,28 salários mínimos, quando foi instituído durante o governo de Olívio Dutra, em 2001.

Depois da entrega do documento, o presidente Guiomar Vidor fez um balanço positivo da mobilização liderada pela CTB-RS que obteve a inclusão de novas categorias no Piso: empregados em garagens e estacionamentos, funcionários de bares, hotéis e restaurantes, além de empregados em exibidoras e distribuidoras cinematográficas.

“Embora ainda não tenhamos conseguido sensibilizar o governo com a proposta de reposição das perdas – que propusemos parceladas em quatro anos – conseguimos mobilizar as centrais sindicais, federações e sindicatos de trabalhadores e obtivemos a manutenção do Salário Mínimo Regional. O esforço da CTB-RS e das demais centrais sindicais foi decisiva para enfrentar o patronato, que se uniu como poucas vezes na tentativa de propor a extinção do Piso Mínimo Regional”, analisou Guiomar Vidor.

“O aspecto positivo é que o governo de Tarso Genro tem sinalizado no sentido da manutenção e do fortalecimento do piso regional, tanto que já no primeiro ano de seu mandato, já houve uma recuperação superior a 5% em relação aos reajustes dados ao salário mínimo nacional.

Valorizar o salário mínimo regional é apostar no desenvolvimento do Rio Grande. Esse foi um dos motes que norteou a campanha da CTB-RS, ao mesmo tempo em que o slogan da campanha “Salário Mínimo Regional valorizado: todos ganham!” facilitou o entendimento da sociedade gaúcha a respeito da importância da manutenção do Piso Regional.

Nós consideramos o Piso Regional um instrumento de distribuição de renda, da mesma forma que o salário mínimo é em nível nacional. E agora voltamos a ter o Estado como indutor do processo de desenvolvimento. O governo tem assumido essa condição, tanto que o Rio Grande do Sul terá esse ano um crescimento econômico maior do que o Brasil”, assinalou Vidor.

O presidente da CTB-RS acredita que as perdas que faltam do Piso Regional que faltam para alcançar os 1,28 salários mínimos nacionais deverão ser repostas até o final do atual governo.

“O governo do Estado assumiu o compromisso político, inclusive como programa de governo, pela valorização do Piso Regional. Portanto, cabe aos trabalhadores lutarem pelo nosso justo direito de buscar a recuperação do poder de compra desde 2001. Vamos defender de todas as formas a fim de que, em quatro anos tenhamos recuperado o valor do Piso Mínimo Regional do Rio Grande do Sul, que era de 1,28 salários mínimos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário