quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vice-presidente da CTB-RS considera fundamental valorizar o Piso Mínimo para melhorar a vida dos trabalhadores rurais

Sérgio de Miranda, vice-presidente da CTB-RS: o Salário Mínimo Regional do RS é fundamental para o trabalhador rural
O vice-presidente da Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Sérgio de Miranda, também é o Secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB Nacional e Tesoureiro Geral da Fetag-RS. Por suas ligações fortes com os trabalhadores rurais, Sérgio compreende e considera fundamental o engajamento da categoria dos trabalhadores rurais na discussão do Salário Mínimo Regional.  
“Nós sabemos a importância que tem o Piso Mínimo Estadual para todos os trabalhadores. Porém, faço questão de destacar os trabalhadores rurais, pois no Rio Grande do Sul temos em torno de 200 mil assalariados rurais. Para eles, o Piso Regional tem sido uma referência importante, tanto para as negociações sindicais, como para as convenções coletivas.
O vice-presidente da CTB-RS considera fundamental que seja institucionalizada uma política permanente de valorização do Salário Mínimo Regional, a fim de impulsionar o crescimento do nosso Estado e o fortalecimento de um modelo que deve priorizar o emprego, a renda, o consumo e a valorização do trabalho.
“A sociedade gaúcha já sabe da importância que tem o Piso Mínimo Regional para o conjunto dos trabalhadores, mas também para a sociedade como um todo”, diz. “Quanto mais recursos houver na mão dos trabalhadores, maiores serão os recursos na economia geral do nosso país. Em conseqüência, haverá geração de mais empregos, mais impostos e mais qualidade de vida para todos os trabalhadores e para toda a sociedade”, destaca.
“Infelizmente, nós vemos algumas instituições e algumas entidades se manifestando contrárias ao Piso Mínimo. Mas também não nos surpreende porque já vimos acontecer isso em outras oportunidades. Parece-nos que parte do empresariado do Rio Grande do Sul ainda tem alguma dificuldade para compreender que valorizar os trabalhadores traz retorno para os próprios empresários”, analisa o Secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB nacional.
“Nós sabemos que essa dificuldade tem ocorrido desde a implantação do Piso Regional e certamente vai continuar a ocorrer por algum tempo ainda. Portanto, em todos os momentos é fundamental nós termos um Piso Regional valorizado. E que nós possamos agora, em 2012 recuperar aquelas perdas que vem ocorrendo já há vários anos.
Sérgio de Miranda lembra que, quando foi instituído, em 2001, o Piso Mínimo Regional equivalia a 1,28 salários mínimos nacionais, mas hoje estamos com o valor praticamente igual entre os dois salários.
“Então, é preciso recuperá-lo”, afirma. “E esse debate que vem acontecendo entre o governo do Estado,  Assembleia Legislativa, centrais sindicais e trabalhadores, visa criar regras claras e definidas, da mesma forma que elas existem para o salário mínimo nacional. Se foi bom, está sendo bom e continuará sendo bom para o Brasil ter regras definidas para o salário mínimo nacional, também será b bom para o Rio Grande do Sul definir as regras permanentes em relação ao Piso Mínimo Regional”, finaliza o Tesoureiro Geral da Fetag-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário