segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Centrais Sindicais fazem manifestação no Piratini e levam apoio ao governador pelo projeto do Piso Mínimo Regional

                                            Governador Tarso Genro ouve Guiomar Vidor, da CTB-RS
                                            Foto: Márcia Carvalho
Em ato que reuniu as centrais sindicais do Rio Grande do Sul defronte ao Palácio Piratini, na manhã de segunda-feira, 27/2, os trabalhadores levaram ao governo do Estado o apoio conjunto ao projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa, em dezembro de 2011, que define o índice de reajuste do Piso Mínimo Regional a partir de 1º/3. A seguir, os dirigentes das centrais, federações e sindicatos foram recebidos em audiência pelo governador Tarso Genro. O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, salientou ao próprio governador a razão do encontro.
“Diante da grande pressão que o empresariado tem feito contra a aprovação do Piso, tanto em relação ao índice do reajuste como na inclusão de novas categorias, as centrais sindicais reafirmam o reconhecimento à vontade política do governo ao admitir que o Piso Regional é um instrumento que democratiza a renda e contribui para o processo de desenvolvimento do Estado. O governo demonstra ter convicção de que o Piso não é um problema e, sim, uma solução para a distribuição de renda ao trabalhador, o que melhora a qualidade de vida da população e contribui para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou.
Depois de lembrar que uma das reivindicações foi atendida no atual projeto – a fixação da data-base do reajuste do Piso Regional para o dia 1º de janeiro, a partir de 2013 – Guiomar Vidor destacou outras questões encaminhadas em conjunto pelas centrais.
“Apoiamos o projeto do governo encaminhado ao Legislativo, mas reafirmamos a pauta entregue no final do ano passado, sobre a necessidade de uma política de reposição das perdas que tivemos no último período, solicitamos a implantação de uma política permanente de reajuste do Piso Regional, além de uma parcela de categorias que ainda estão fora do Piso sejam incluídas. Nós queremos fazer esse debate com o governo do Estado”, justificou.  
O próprio governador Tarso Genro alertou sobre a necessidade de os sindicalistas estarem atentos à tramitação do projeto, uma vez que os empresários têm pressionado os parlamentares para que não o aprovem. Outra informação que foi repassada durante a reunião é que o patronato tenta convencer um deputado a assinar proposta alternativa, elaborada por eles, com o objetivo de tumultuar o processo de votação.
“O que mais nos agradou do governador foi ouvir o seu reconhecimento sobre a importância do Piso Regional para a democratização da renda dos trabalhadores e a posição firme sobre a aprovação do projeto enviado ao Legislativo. Ele nos assegurou que o Piso Regional está dentro da pauta do desenvolvimento do Estado, tanto que concorda a inclusão de uma política permanente para o Piso Regional”, resumiu o encontro o presidente da CTB-RS.
O projeto de Lei 455/2011 passará a trancar a pauta de votações a partir desta quinta-feira, 29/2 e deverá ser votado em regime de urgência na primeira semana de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário