sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CTB-RS distribui 100 mil jornais da campanha SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL VALORIZADO: TODOS GANHAM!


Depois de ter sido entregue, pelos dirigentes das centrais sindicais, ao governador Tarso Genro, em 28/11, o documento intitulado “Salário Mínimo Regional, Desenvolvimento e Distribuição de Renda – Pauta das centrais sindicais 2012”, a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) continua divulgando em todo o Estado a campanha de esclarecimento a respeito da importância desse tema para os assalariados gaúchos.
Além de uma campanha de outdoors espalhados pelo Rio Grande do Sul, a CTB-RS editou e distribuiu 100 mil jornais de quatro páginas, cuja manchete de capa é: SALÁRIO MÍNIMO VALORIZADO: TODOS GANHAM! Nele, a CTB-RS convida os trabalhadores para debaterem, participarem e, principalmente, mobilizarem a sociedade gaúcha por uma política de valorização do Piso Mínimo Regional.
“A valorização do Piso Regional é um efetivo estímulo econômico para o desenvolvimento”, afirma o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ricardo Franzói, um dos entrevistados, que justifica: “Em primeiro lugar por conta da sua conversão imediata em consumo de bens de salário e serviços e, por conseqüência, no impacto positivo sobre o nível de atividade econômica regional, através de efeitos multiplicadores de renda”.
Na o opinião do sociólogo Carlos Winckler, da Fundação de Economia e Estatística (FEE), “elevar o Piso Mínimo Regional é fundamental porque a crise mundial fatalmente terá reflexos na nossa economia. Portanto, não vejo outra saída senão valorizar o salário dos trabalhadores e retornar à proporcionalidade original com o salário mínimo”, afirmou o técnico da FEE.
Em entrevista ao jornal, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, considera que o Piso Salarial Regional serve de indutor ao desenvolvimento social e econômico, porque aumenta a capacidade de consumo dos trabalhadores e, em conseqüência, no recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo do Estado.
“Não é verdade que o Piso Regional enfraquecerá as negociações entre trabalhadores e empregadores. O piso é uma referência; daí para cima é livre negociação, pois visa proteger categorias com menor poder de barganha. Representa uma política pública de trabalho inquestionável e não uma guerra entre trabalhadores, empresários e governo”, analisou Guiomar Vidor.
“O Salário Mínimo Regional cumpre exatamente com essa tarefa, que é o de reforçar o mercado interno e democratizar a renda no Rio Grande do Sul, mas principalmente de nós fortalecermos o nosso mercado consumidor para que a nossa economia também possa reagir como vai acontecer com a economia nacional”, destacou o presidente da CTB-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário