sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Centrais sindicais preparam atos para 13/12 o Dia de Mobilização pelo Salário Mínimo Regional do Estado


                                Reunião das centrais sindicais que definiu o Dia de Mobilização pelo Piso Mínimo
                                Foto: Renato Ilha
A luta dos trabalhadores pela valorização do Salário Mínimo Regional terá uma série de atividades a partir da próxima semana. Reunidos na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), os dirigentes das centrais sindicais, federações e sindicatos decidiram que terça-feira, 13/12, será o Dia de Mobilização pela valorização do Piso Mínimo Regional.
A partir das 10 horas, na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, será realizada uma campanha de esclarecimento à população a respeito da importância da valorização do Piso Mínimo para a economia do Rio Grande do Sul. Às 11 horas, na Asembleia Legislativa, os dirigentes sindicais entregarão aos líderes dos partidos o documento "Salário Mínimo Regional, Desenvolvimento e Distribuição de Renda". A partir das 14 horas, o mesmo documento será entregue a cada um dos 55 deputados estaduais, com a pauta das centrais sindicais para 2012.
Às 15 horas, os presidentes das centrais sindicais têm audiência agendada com o Secretário Estadual do Trabalho e Ação Social, Luis Augusto Lara, quando será reforçada a necessidade de ser implantada uma política permanente para o Salário Mínimo Regional, com a garantia de reajustes, além da recomposição das perdas ocorridas nos últimos anos.
O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, enumerou as principais as razões que levaram os dirigentes sindicais a aumentar a pressão sobre o governo e os deputados estaduais.
 “As centrais sindicais decidiram intensificar a luta por uma política permanente pela valorização do Piso Mínimo Regional em nosso Estado. Tanto que vamos realizar atividades em diversos momentos e locais: na Esquina Democrática, na Assembleia Legislativa, junto à sociedade, enfim, para demonstrar a importância de nós termos um Piso Regional forte. Com ele se democratiza a renda, o que fortalece o mercado interno e nos ajuda a reforçar cada vez mais a economia gaúcha. Significa que a valorização do Salário Mínimo Regional só vai trazer benefícios para toda a sociedade”, disse Guiomar Vidor.
“Nós entendemos que o governo do Estado assumiu o compromisso político, inclusive como programa de governo, pela valorização do Piso Regional. Portanto, cabe aos trabalhadores lutarem pelo nosso justo direito de buscar a recuperação do poder de compra desde 2001, quando foi criado, durante o governo de Olívio Dutra, que era de 1,28 salários mínimos. Para que isso aconteça, a reivindicação das centrais sindicais é de um reajuste de 18.7%. Esse índice compreende a média do PIB do Brasil e do Rio Grande do Sul nos últimos dois anos, mais o INPC do período, e ¼ das partes que nós perdemos nos últimos anos. Então, vamos defender de todas as formas que o reajuste de fato venha a ser esse, a fim de que, em quatro anos nós, tenhamos condições de recuperar o valor do Piso Mínimo Regional do Rio Grande do Sul, que era de 1,28 salários mínimos”, resumiu o presidente da CTB-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário