terça-feira, 22 de novembro de 2011

Centrais Sindicais agendam encontro com Tarso Genro para entregar a proposta pela valorização do Piso Mínimo Salarial

                                               Marcelo Danéris ouve o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor
                                               Foto: Márcia Carvalho

Diante da intransigência dos empresários, que chegaram a pedir a extinção do Piso Regional, e da frustração pelos resultados dos debates na Câmara Temática do Salário Mínimo, as Centrais Sindicais reagiram. 
Na tarde de 22/11, representantes da CTB, CUT, Força Sindical e Nova Central estiveram reunidos com o Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), Marcelo Danéris, quando foi agendado o encontro com o governador Tarso Genro para segunda-feira, dia 28/11, às 15 horas, no Palácio Piratini.
Na ocasião, as Centrais Sindicais vão entregar um documento com as justificativas para que o Salário Mínimo Regional tenha uma política permanente no Estado.
“É necessário que as Centrais e as Federações dos Trabalhadores partam para a ofensiva a fim de recuperarmos os quase 20% que o Piso Mínimo Regional sofreu desde que foi instituído no governo de Olívio Dutra, em 2001”, avaliou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor.
A pressão feita pelo patronato na semana passada, baseada em dados manipulados, a fim de pedir a extinção do Piso Regional, não modificou a disposição do governador Tarso Genro em cumprir a sua promessa de campanha, conforme assegurou Marcelo Danéris.
“É diretriz do governo a valorização do Piso Regional, acompanhando os critérios adotados para o Salário Mínimo Nacional”, afirmou. “Eu tenho dito ao governador que as Centrais Sindicais têm demonstrado disposição para a negociação”, assegurou o Secretário Executivo do Conselhão.
Antes desse encontro, foi realizada uma reunião na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), com a presença dos dirigentes das Centrais Sindicais. Eles receberam novos dados, por parte do diretor-técnico do Dieese, Ricardo Franzói, que reforçam a necessidade de que o governo do Estado cumpra a promessa feita durante a última campanha eleitoral, de valorização efetiva do Salário Mínimo Regional.
Franzói enumerou alguns fatores, como o desequilíbrio entre capital e trabalho, o processo de negociações dispersos por causa da organização frágil no interior das empresas, o grande desnível entre os acordos e convenções coletivas das categorias mais mobilizadas em relação às menos mobilizadas, o fato do conteúdo dos acordos e convenções coletivas avançar pouco em relação ao previsto na legislação, além de não haver negociação de produtividade.
“São argumentos que solidificam cada vez mais a nossa convicção em defesa de uma política permanente de valorização do Piso Mínimo Regional e a necessidade da recuperação das perdas sofridas durante os últimos governos”, sintetizou o presidente da CTB-RS.
Guiomar Vidor confia que os resultados dos debates e das reuniões serão favoráveis aos trabalhadores, graças à disposição para negociar em todas as ocasiões.
“Demonstramos a importância de se debater com a seriedade que o tema merece, ao contrário do que demonstrou o patronato. Vamos apresentar os dados que justificam a necessidade da valorização do Salário Mínimo Regional, nossa principal bandeira de luta atual, e reafirmar que nós queremos que o governo de Tarso Genro mantenha o seu compromisso de campanha e implemente uma política de valorização do Piso Regional. Esperamos, por parte do governo do Estado um reajuste que leve em conta o crescimento da economia gaúcha e brasileira, mais a inflação, e inclua parte da reposição das perdas sofridas nos últimos anos” disse o presidente da CTB-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário