segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sindicalistas gaúchos se reúnem para unificar a luta pela aprovação do Piso Regional na Assembleia Legislativa

As centrais sindicais, federações e sindicatos de trabalhadores deram, nesta segunda-feira (13/4), mais uma demonstração de mobilização e unidade na luta pela aprovação do Piso Mínimo Regional, que deverá ser votado pela Assembleia Legislativa em regime de urgência. Na reunião, foram definidos os próximos movimentos, a fim de que todos os 55 deputados estaduais apóiem o projeto enviado pelo governo do Estado o mais rápido possível, já que uma das cláusulas estabelece que o  novo valor do Piso passará a vigorar no dia 1º/3.
Durante o encontro, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, encaminhou sugestões a fim de aumentar a pressão de toda a categoria em favor da aprovação imediata por parte do Legislativo.
“Estamos organizados para fazermos, através das centrais sindicais, das federações e dos sindicatos dos trabalhadores, uma campanha unitária, a partir desta terça-feira (14/2), junto à Assembléia Legislativa, ao governo do Estado e à sociedade gaúcha. O objetivo, em primeiro lugar, é a aprovação do projeto de Lei que estabelece o reajuste de 14,75% para o Piso Mínimo Regional a partir de 1º/3. E nós queremos, também, que seja votado o projeto do deputado Heitor Schuch (PSB), já aprovado na Comissão de Economia, que estabelece uma política permanente de valorização do Piso Regional no Rio Grande do Sul”, anunciou Guiomar Vidor. “Para atingirmos esse objetivo, nossa meta será intensificar uma série de atividades junto às lideranças dos partidos, aos líderes de bancada e a todos os deputados estaduais”.
Em relação ao ano passado, o atual projeto inclui várias categorias que estavam fora do Piso Regional:  empregados do setor hoteleiro, de restaurantes, bares e similares, em cinema, garagens e estacionamentos. Outra questão importante é que, a partir de 2013, o Piso Salarial do Estado será reajustado a partir de 1º/1, mesma data em que o novo Salário Mínimo nacional entrar em vigor.
No dia 27/2, as centrais já têm uma reunião agendada com o governador para reafirmar o apoio da classe trabalhadora ao projeto de Lei 455/2011, que Tarso Genro encaminhou em dezembro do ano passado para aprovação do Legislativo gaúcho.
“É fundamental que seja aprovado na íntegra porque, além do reajuste fixado, ele estabelece a inclusão das novas categorias. Para tanto, nesse dia faremos um ato público em defesa do Piso Regional e de sua importância para o desenvolvimento da economia do Estado, graças ao aumento do poder de compra dos empregados beneficiados, que vai garantir a melhoria da qualidade de vida dos gaúchos”, conclui o presidente da CTB-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário