quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Trabalhadores vão apresentar proposta pela valorização do Salário Mínimo Regional para o governador Tarso Genro

Foto: Isadora Pisoni
Os representantes das centrais sindicais e das federações estiveram reunidos na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) com o objetivo de discutir os novos rumos na luta pela valorização do Salário Mínimo Regional do Estado. O encontro foi motivado pela entrega da proposta da classe patronal, na Câmara Temática do Piso Salarial, em que aceita apenas a utilização do INPC e mais nada.
O diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ricardo Franzói, apresentou novos elementos que reafirmam a necessidade de que o Piso Mínimo seja reajustado nos patamares em que foi criado, em 2001, durante o governo de Olívio Dutra, e que atualmente está desvalorizado em quase 20%.
Consideramos importante essa reunião para prepararmos uma política conjunta de enfrentamento a intransigência patronal que, na verdade, quer acabar com o Piso Mínimo Regional no Estado”, afirmou o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor.
A proposta inicial das centrais sindicais está mantida: reajuste do Salário Mínimo Regional pela média do PIB brasileiro e do Rio Grande do Sul de 2 anos antes da data do reajuste, acrescida do INPC do ano anterior.
Uma das decisões acertadas pelos dirigentes sindicais foi elaborar, com apoio nos dados fornecidos pelo Dieese – instituto que assessora os sindicatos de trabalhadores – um documento que contenha todas as justificativas para a implantação imediata de uma política permanente para o Salário Mínimo Regional.
O presidente da CTB-RS anunciou outras providências que as centrais decidiram tomar durante a reunião. Entre elas, uma agenda com o governador Tarso Genro, que defendeu a valorização do Salário Mínimo Regional como uma de suas promessas de campanha.
“Antes, vamos solicitar uma reunião com o Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), Marcelo Danéris, entre dia 22 e 23 de outubro, ocasião em que será apresentada a proposta que as centrais sindicais, as federações e os sindicatos consideram fundamental para a valorização do Salário Mínimo Regional”, antecipou Guiomar Vidor.
Enquanto a proposta não for apresentada, os dirigentes sindicais decidiram as estratégias imediatas de luta a fim de mobilizar os trabalhadores de todas as categorias para pressionar o governo pela decisão favorável de valorizar o Salário Mínimo Regional do Estado.
“Vamos intensificar a mobilização, iniciada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) – com o lançamento de cem mil exemplares de um jornal, além de outdoors espalhados pelo Estado. Nós queremos, junto às demais centrais sindicais e o conjunto dos trabalhadores, construirmos uma política efetiva para valorizar os salários. Com maior distribuição de renda, cresce o poder aquisitivo da população, melhora o consumo, aumenta a produção, gera mais empregos e ICMS para o Estado. Significa que todos ganham com a valorização do Salário Mínimo Regional”, concluiu o presidente da CTB-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário